sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Quem fala o quer, vê o que não quer...



Essa aconteceu com meu marido.

“Vocês sabem como é horário de pico no metrô. Aquele povo que te empurra pra sair, empurra pra entrar e, principalmente, empurra porque quer ficar o mais próximo possível dos bancos para aproveitar qualquer oportunidade de pousar a carcaça cansada.

Eu estava voltando de uma entrevista de emprego e o vagão estava assim, lotado. Eu estava próximo a um assento preferencial ocupado por uma senhora e um moço que tinha, no máximo, 30 anos. Enquanto o bicho pegava, ele lia seu jornalzinho, sem sequer olhar em volta.

Percebendo a falta de sensibilidade do moço, uma senhora começou a criticar a atitude aos berros. Sabe aquele tipo barraqueira, que carrega um milhão de sacolas, tem as unhas do pé pintadas de azul petroleo cintilante e seus dedos abraçam o tamanco de madeira? (nada contra, mas é um tipo comum, não?)

- Eu acho um absurdo esses jovens que não respeitam a velhice. E o pior, finge que não tá vendo que o metrô tá lotado, com um monte de gente querendo sentar. Eu trabalhei o dia todo, tô cansada, já tenho quase 50 anos e tô aqui de pé...

Enquanto a mulher tagarelava e reclamava sem parar, o moço começou a dobrar o jornal. Com uma calma de outro mundo, ele pousou as páginas do periódico em seu colo e puxou a calça para que a barra ficasse quase na altura dos joelhos. O movimento evidenciou uma parte de sua perna mecânica.

Silêncio no vagão. Algumas pessoas levaram a mão a boca para esconder o riso iminete. A barraqueira ficou instantaneamente vermelha, virou o rosto e desceu logo que o vagão parou na estação.

O moço tornou a abrir o jornal, com um sorriso maroto e satisfeito no rosto.

Por dentro, eu gargalhava. Aquela cena era, ao mesmo tempo, bizarra, constrangedora e incrivelmente educativa! É. Quem fala o quer, vê o que não quer..."

4 comentários:

  1. Uma imagem vale mais que mil palavras! Por isso acho que custa nada ser educado ao pedir para liberar o assento. Apesar de uma galera ser sem noção, não precisa ser estúpido, né?
    Boa, Zi! Beijos

    ResponderExcluir
  2. OUCH!!!! cque situação, BRASIL!!! haha! meninas, vcs têm me divertido demais! saudades d ouvir essas histórias na hora do almoço! rs

    ResponderExcluir
  3. Qdo eu tava grávida de 4 meses (enjoei todo dia até metade do quinto) eu sempre sentava no preferencial pra não ficar balançando. Um dia um moleque ficou me encarando e fazendo caras e bocas e resmungando meio alto, pra ouvirem e olhando feio pra mim. Não pensei duas vezes: "moço, eu estou grávida, tá?"
    Falei com educação (até pq eu sabia q ele ia ficar mto sem graça...), mas falei...
    nem todas as deficiências (ou necessidades especiais...) são aparentes...

    ResponderExcluir
  4. tsc, uma mulher de 50 anos se achando vélha e cansada tdo para conseguir sentar.
    agora via alguém chamar ela de idosa, aí o bicho pega né.
    então vc é velho só nas horas convenientes e mal educado porque acha que o mundo deve parar só pq esta chegando a velhice e a chatice.

    ResponderExcluir